Jordana.jfif
 
Identificação de uma nova espécie
 
Os analistas Jordana Feres e Gustavo Rocha da Ethica Ambiental, junto com colaboradores do Dept. de Zoologia da USP e Biologia da Unespar, identificaram uma nova espécie: Arcella gandalfi
Em maio de 2015 os analistas da Ethica Ambiental identificaram dois indivíduos do Gênero Arcella em um Reservatório no Estado do Amapá nunca antes vistos.

 

Os indivíduos assemelhavam-se a uma espécie conhecida (Arcella brasiliensis), mas em vista lateral apresentava forma de funil, o que viria a influenciar o nome dessa nova espécie.

 

Uma especialista em Tecameba da UFMG foi consultada e afirmou apenas ter registrado essa possível nova espécie em 1991, mas com pouco exemplares disponíveis nunca foi possível realizar a sua descrição.

 

Em dezembro de 2015 uma grata surpresa, em uma lagoa no norte do Estado do Rio de Janeiro foram registrados mais de 100 indivíduos, permitindo assim material suficiente para a descrição da espécie, junto a taxonomistas da USP, após tantos anos de espera.

 

O curioso dessa nova espécie é que em vista lateral os organismos tem formato de chapéu de bruxo, levando a equipe a nomeá-la fazendo uma alusão ao famoso personagem de J. J. R. Tolkien, autor de Senhor dos Anéis, Gandalf (Arcella gandalfi).

 

O artigo com a descrição da nova espéice Arcella gandalfi foi finalmente publicado em 2016 na Revista científica Acta Protozoologica, e reuniu exemplares de vários pesquisadores que haviam encontrado essa espécie antes, mas que nunca a descreveram pela falta de material, reconhecendo o trabalho desses pesquisadores para a ciência.

 

Agradecimentos
Ao Porto do Açu Operações S.A. por permitir publicar essa importante contribuição para a comunidade científica e sociedade, proveniente de amostras do monitoramento da Biota Limnológica da região. A Enio Mattos pelas observações e imagens produzidas. A FAPESP e CAPES pelo financiamento das Instituições de pesquisa participantes.